Aeroclube de Rio Claro - Escola de Aviação Civil


Fases da Formação

Piloto Privado - PPA


O curso de Piloto Privado é o primeiro passo para quem deseja ser um profissional da aviação ou para quem deseja voar por hobby. Neste curso você aprende a pilotar aviões monomotores em condições visuais diurno e noturno.


  • 1 - Exame Médico e Aulas Teóricas

    Fazer exame médico em uma clínica homologada pela ANAC. Todo piloto precisa ter o CMA em dia de 1ª ou 2ª classe. CMA (Certificado Médico Aeronáutico) é um check up completo da saúde feito em uma clínica especializada. O local mais próximo de Rio Claro é Campinas na clínica AZR (antiga NeuroCare), o telefone de lá é 19 3236-6522. Mas também existem outras clínicas que fazem esse trabalho.
    Ps.: Esse CMA não necessariamente tem que ser feito antes ou durante o curso teórico, você só precisará mesmo antes de começar a voar. Porém o Aeroclube de Rio Claro recomenda fazer esse exame médico o mais rápido possível pois caso haja algum problema que o impeça de voar, já será detectado nesses exames e o candidato não terá gasto tempo e dinheiro com o curso, portanto, o CMA é a única coisa que pode impedir alguém de ser piloto, todo o resto só depende da vontade e dedicação do candidato.

    Iniciar o curso teórico em nossas dependencias com apoio de nossos instrutores para realizar a prova da ANAC. O pré-requisito é ter 18 anos de idade e ensino médio completo.​ No decorrer do curso o candidato precisará entrar no site da ANAC para criar seu CANAC. Trata-se de um código único utilizado para tudo na aviação, como se fosse um CPF. Os instrutores poderão auxiliar para gerar esse código, segue o link: https://sistemas.anac.gov.br/saci/cadAeronauta/incluirCDANAC.asp

  • 2 - Primeiras Aulas - Prático

    Com a aprovação na banca da ANAC dos seus conhecimentos teóricos, você poderá iniciar as aulas práticas. Logo no inicio do treinamento disponibilizamos aeronaves convencionais e triciclos para esta fase.

  • 3 - Instrução

    Você irá aprender a controlar o avião em voo como curvas, subidas, descidas e os procedimentos de segurança de cada momento do voo. Após a fase básica o aluno começará a realizar aproximações para pouso e decolagem, com o apoio do instrutor.

  • 4 - Voo Solo

    Este momento é marcante sendo o auge do curso. É um voo no aeródromo de origem, onde o mesmo irá aplicar todos seus conhecimentos até o momento adquirido sem o apoio do instrutor. É o momento que fica marcado na memória de todos os aviadores pelo resto da vida e absolutamente importante para sua formação. Neste momento é realizado uma confraternização entre aluno, intrutores e amigos pelo conquista.

  • 5 - Aperfeiçoamento

    Serão repassadas algumas manobras e procedimentos, preparando o aluno para iniciar a proxima fase que será navegação.

  • 6 - Navegações

    Começa a navegar indo de um aeroporto para outro com um planejamento de voo, usando mapas, bússola e outros recursos mais avançados, como o GPS.

  • 7 - Voo Noturno

    Nesta fase o aluno realiza voos noturnos para garantir uma acuidade visual necessária para um piloto.

  • 8 - Voo Check

    Para checar Piloto Privado, o candidato precisará fazer no mínimo 42 horas de voo/treinamento, sendo que nessas horas será treinado manobras altas, decolagens, pousos, panes simuladas altas e baixas, navegações, etc, e as duas últimas horas são destinadas ao voo de cheque, que são feitas com um checador credenciado pela ANAC.

    Com tudo isso, sendo considerado apto pelo checador, o candidato finaliza o curso prático, envia a documentação para ANAC e receberá sua CHT, tornando-se um Piloto Privado!

Piloto Comercial - PCA


O curso de Piloto Comercial é o segundo passo para quem deseja ser um profissional da aviação. Neste curso você aprende as regras e normas para poder exercer a profissão.


  • 1 - Exame Médico e Aulas Teóricas

    Fazer exame médico em uma clínica homologada pela ANAC. Todo piloto precisa ter o CMA em dia, obrigatoriamente ser de 1ª Classe. CMA (Certificado Médico Aeronáutico) é um check up completo da saúde feito em uma clínica especializada. O local mais próximo de Rio Claro é Campinas na clínica AZR (antiga NeuroCare), o telefone de lá é 19 3236-6522. Mas também existem outras clínicas que fazem esse trabalho.
    Ps.: Esse CMA não necessariamente tem que ser feito antes ou durante o curso teórico, você só precisará mesmo antes de começar a voar. Porém o Aeroclube de Rio Claro recomenda fazer esse exame médico o mais rápido possível pois caso haja algum problema que o impeça de voar, já será detectado nesses exames e o candidato não terá gasto tempo e dinheiro com o curso, portanto, o CMA é a única coisa que pode impedir alguém de ser piloto, todo o resto só depende da vontade e dedicação do candidato.

    Iniciar o curso teórico em nossas dependencias com apoio de nossos instrutores para realizar a prova da ANAC. O pré-requisito é ter 18 anos de idade e ensino médio completo e ser portador da licença de Piloto Privado.​

  • 2 - Primeiras Aulas - Prático

    Com a aprovação na banca da ANAC dos seus conhecimentos teóricos, você poderá iniciar as aulas práticas. No início do treinamento serão repassadas as monobras aprendidas durante o treinamento prático de Piloto Privado.

  • 3 - Instrução

    Você irá reforçar seus conhecimentos de navegação, sua proficiencia e seu julgamento na pilotagem. Se optar no final do treinamento poderá realizar o curso de voo por instrumentos (IFR).

  • 7 - Voo Noturno

    Nesta fase o aluno realiza voos noturnos para garantir uma acuidade visual necessária para um piloto.

  • 8 - Voo Check

    Para checar Piloto Comercial, o candidato precisará fazer 150 horas de voo sendo que as horas de PP já estão inclusas. Ressaltamos que a experiência prática descrita é o mínimo para a concessão da licença de piloto comercial considerando o aluno com proficiência máxima em todas as fases do treinamento.

    As horas do treinamento prático não inclui a hora de Cheque com examinador credenciado pela ANAC.

    Com tudo isso, sendo considerado apto pelo checador, o candidato finaliza o curso prático, envia a documentação para ANAC e receberá sua CHT, tornando-se um Piloto Comercial!

Piloto Planador - PPL


O curso de Piloto Planador tem o objetivo de formar Voo Velista. Realizar navegações de distancia com planadores e conhecer meteorologia.


  • 1 - Exame Médico e Aulas Teóricas

    Fazer exame médico em uma clínica homologada pela ANAC. Todo piloto precisa ter o CMA em dia de 4ª classe. CMA (Certificado Médico Aeronáutico) é um check up completo da saúde feito em uma clínica especializada. O local mais próximo de Rio Claro é Campinas na clínica AZR (antiga NeuroCare), o telefone de lá é 19 3236-6522. Mas também existem outras clínicas que fazem esse trabalho.
    Ps.: Esse CMA não necessariamente tem que ser feito antes ou durante o curso teórico, você só precisará mesmo antes de começar a voar. Porém o Aeroclube de Rio Claro recomenda fazer esse exame médico o mais rápido possível pois caso haja algum problema que o impeça de voar, já será detectado nesses exames e o candidato não terá gasto tempo e dinheiro com o curso, portanto, o CMA é a única coisa que pode impedir alguém de ser piloto, todo o resto só depende da vontade e dedicação do candidato.

    Iniciar o curso teórico em nossas dependencias com apoio de nossos instrutores para realizar a prova da ANAC. O pré-requisito é ter 18 anos de idade e ensino médio completo.​ No decorrer do curso o candidato precisará entrar no site da ANAC para criar seu CANAC. Trata-se de um código único utilizado para tudo na aviação, como se fosse um CPF. Os instrutores poderão auxiliar para gerar esse código, segue o link: https://sistemas.anac.gov.br/saci/cadAeronauta/incluirCDANAC.asp

  • 2 - Primeiras Aulas - Prático

    Com a aprovação na banca da ANAC dos seus conhecimentos teóricos, você poderá iniciar as aulas práticas.

  • 3 - Instrução

    Você irá aprender a controlar o planador em reboque, voo, curvas, subidas, descidas e os procedimentos de segurança de cada momento do voo. Após a fase básica o aluno começará a realizar aproximações para pouso e decolagem, com o apoio do instrutor.

  • 4 - Voo Solo

    Este momento é marcante sendo o auge do curso. É um voo no aeródromo de origem, onde o mesmo irá aplicar todos seus conhecimentos até o momento adquirido sem o apoio do instrutor. É o momento que fica marcado na memória de todos os aviadores pelo resto da vida e absolutamente importante para sua formação. Neste momento é realizado uma confraternização entre aluno, intrutores e amigos pelo conquista.

  • 5 - Aperfeiçoamento

    Serão repassadas algumas manobras e procedimentos para o voo solo ate completar no minimo 10 Hrs(exigencia ANAC).

  • 6 - Navegações

    Começa a navegar participando de provas locais de navegação com um planejamento de voo, usando bússola e outros recursos mais avançados, como o GPS.

  • 7 - Voo Check

    Para checar Piloto de Planador, o candidato precisará fazer no mínimo 45 reboques com 10 horas de voo solo, sendo que nessas horas será treinado manobras altas, decolagens, pousos, panes simuladas altas e baixas, navegações, etc, e as duas últimas horas são destinadas ao voo de cheque, que são feitas com um checador credenciado pela ANAC.

    Com tudo isso, sendo considerado apto pelo checador, o candidato finaliza o curso prático, envia a documentação para ANAC e receberá sua CHT, tornando-se um Piloto de Planador!

Complementares



  • IFR - Voo por Instrumentos

    O treinamento teórico é realizado dentro do curso de Piloto Comercial Teórico. O curso de voo por instrumentos (IFR) é uma habilitação adicional que o piloto de avião pode realizar nas licenças do Curso de Piloto Comercial e Piloto Privado.

    É recomendado para pilotos de avião que possuam a licença do Curso de Piloto Comercial, porém também pode ser realizado com a licença do Curso de Piloto Privado, com a ressalva que só poderá voar aeronaves particulares e em função não remunerada.

  • Instrutor de Voo

    INVA - O curso de instrutor de voo de avião requer formação profissional em Piloto Comercial. É a porta de entrada na aviação e uma ótima opção para quem deseja adquirir experiência, conhecimento e aprimorar o currículo, com remuneração.

    INPL - O curso de instrutor de voo de planador requer formação Piloto de Planador com no minimo 50 hrs em comando. É uma ótima opção para quem deseja adquirir experiência, conhecimento e aprimorar o currículo.

  • PRBP - Piloto Rebocador

    O curso de Piloto Rebocador de Planador requer formação de Piloto Privado com no minimo de 100 hrs de voo em comando e ser formado em piloto de planador. É uma ótima opção para quem deseja adquirir experiência e continuar em conjunto no Voo a Vela.