Aeroclube de Rio Claro - Escola de Aviação Civil


IPE02 - Nhapecan

Foto

IPE02 - Nhapecan

Nhapecan I

O planador IPE 02 teve seu primeiro protótipo, o Nhapecan I de matrículas PP ZQL, voado em 28.05.79, com características muito próximas as do Quero Quero. Foi apresentado neste mesmo ano na abertura do Campeonato Brasileiro de Vôo a Vela em Bauru SP e na FENAERO do CTA em S.J. dos Campos, quando recebeu uma proposta para venda de 100 exemplares para a lndia. Após a exposição participou da competição denominada Professor Vandaelle (recém falecido) aonde venceu a primeira prova. A seguir permaneceu por um ano em avaliação na Academia da Força Aérea Brasileira em Pirassununga SP.

Nhapecan II

O Nhapecan II, modelo que teve 79 exemplares produzidos e foi finalmente homologado, fez seu primeiro vôo em Fazenda Thalia no dia 16.08.83. Diferiu do modelo I por possuir perfil de asa mais eficiente (perfil Galvão) e menor envergadura. Com características mais próximas dos planadores biplaces de alta performance importados com custo e qualidade que lhe permitem competir com vantagem na comparação. Atualmente com 70 exemplares nos clubes e escolas, suas mais de 100.000 horas voadas em até 20 anos de operação, são a melhor confirmação de qualidade.

O Nhapecan demonstrou qualidades de vôo e eficiências aerodinâmicas que o colocam lado a lado com o que de melhor existe hoje em dia na Europa. Seguro, fácil de voar, extremamente tolerante e de ótima estabilidade. Comandos eficientes e precisos, cabine com excelente conforto e muito boa visibilidade para o instrutor. Com grande tolerância a manobras intencionalmente descoordenadas a baixa velocidade o que vem a ser excelente atributo a um planador de instrução, função a que o Nhapecan se destina.

Comentário do Engenheiro Aeronáutico:

Fernando de Almeida (in memorian) - Revista Flap 11/88


Ficha técnica

Assentos 2
Comprimento 8,54m
Envergadura 16,60m
Altura 1,90m
Peso máximo de decolagem 565kg
Velocidade de Cruzeiro 90km/h
Velocidade máxima 190km/h
Planeio 25/1